segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Inclusão Digital – Um pouco Sobre o Gesac




Sabemos que nessa era digital na qual estamos todos inseridos, seja direta ou indiretamente, podemos contar com a ajuda de alguns órgãos públicos e também organizações não-governamentais, as chamadas ONGs. Uma delas é o GESAC que é uma iniciativa governamental pública que busca disseminar os meios de universalização do acesso às informações e serviços de governo eletrônico. O programa tem como foco principal atender às comunidades que apresentam maior vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, dando preferência às cidades do interior de difícil acesso e sem telefonia fixa. Tudo isso para erradicar a exclusão digital de nosso país.
O Gesac e seus parceiros oferecem uma alternativa de acesso ao computador e à internet, disponibilizando a infra-estrutura fundamental para a expansão de uma rede. Dessa forma, milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e ainda, de acesso à internet, sendo esta uma oportunidade de inserção no mundo da tecnologia da informação e comunicação, as TICs.
O programa atua também em aldeias indígenas, comunidades quilombolas zonas rurais, comunidades ribeirinhas e Telecentros comunitários, sendo estes prioridades no Gesac. Todavia, a atuação do projeto se estende às escolas, órgãos públicos e sindicatos.
Podemos perceber que essas comunidades são vulneráveis em termos de inclusão digital apresentam maior dificuldade de interação com a tecnologia. Quando se deparam com uma invenção tecnológica geralmente se deslumbram e pouco sabem a respeito do funcionamento de tais aparelhos. Falta afinidade com a tecnologia inovadora que constantemente lança novos inventos cada vez mais avançados. Se houver a oportunidade de acesso à informação através da internet, as pessoas irão se inteirar de tudo o que acontece por todo o mundo.
Com a disponibilização de ferramentas essenciais para inclusão digital por meio do Gesac e outras parcerias com o mesmo intuito, logo obteremos um país livre da exclusão digital e brevemente, mão de obra mais qualificada em termos de informática. No entanto, deveria ser divulgado com maior ênfase, pois se não for feito desta forma não surtirá o efeito que fora objetivado.
Para encerrarmos o assunto acerca desse tema, observemos as dificuldades ainda hoje por parte das pessoas em nosso meio em ter acesso principalmente à internet, que é fundamental em nossa atual sociedade para diversos processos de aprendizagem, ela nos é útil em tudo, porém há grande carência de seu uso nas diversas comunidades do Brasil. Isso pode ser amenizado e com o tempo até resolvido com iniciativas governamentais públicas, gratuitas e democráticas, como o Gesac, por exemplo. É possível constituir a inclusão digital de forma proveitosa para todos os habitantes de comunidades desfavorecidas, sem que seja cobrado, apoiando iniciativas como o Gesac e investindo mais afinco em tais programas de inclusão digital. Será mais viável com o suporte do poder público e atitude das comunidades no que diz respeito às reivindicações, pois se não for cobrado, será dada menor importância a essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário